terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Espírito Santo: Chuvas, Solidariedade e Invisibilização



[Devido ao número de informações recebidas, criei outra postagem para tratar das atualizações sobre as consequências das chuvas no Espírito Santo. Para ler, clique aqui.]


Em meu texto anterior tratei do caos provocado pelas chuvas que se abatem sobre o Espírito Santo desde o início da semana passada e do abandono que Vila Velha sofreu por seu prefeito, que decidiu dar um passeio em Nova York no caos que a cidade vivia. Aqui eu gostaria de atualizar os dados sobre a situação do estado, de falar um pouco sobre a solidariedade que têm ajudado a amenizar os problemas do nosso povo e de abordar a invisibilização que a situação dos capixabas vêm sofrendo por parte da mídia nacional e local.

Itaguaçu. Foto: Paulo Giovane, via A Gazeta
Apesar de a chuva ter dado uma trégua em parte do estado – pelo menos aqui em Vila Velha estiou ontem pela manhã e pela tarde, vindo a chover fraco a partir do início da noite – ela se manteve forte em alguns municípios e suas consequências ainda têm preocupado os capixabas e trazendo prejuízos. Vários são os desabamentos de encostas, que provocam o soterramento de casas e a obstrução de estradas. Em Itaguaçu, na região noroeste do Espírito Santo, três pessoas morreram soterradas na madrugada de hoje (24/12/2013). Com isso, chega a oito o número de mortos devido às chuvas no Espírito Santo. Fora isso, 46.189 pessoas estão fora de casa, sendo 4.669 desabrigados – que estão em abrigos municipais – e 41.520 desalojados – que estão nas casas de parentes e/ou amigos.

Em meio a toda essa situação, os capixabas têm dado grande exemplo de solidariedade. Em todo o estado existem postos de coleta de doações para aqueles que estão fora de suas casas. Esses postos estão sendo organizados pelas defesas civis municipais, pela Cruz Vermelha, pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (DCE-UFES) e por outras entidades da sociedade civil organizada. Somente do posto da Cruz Vermelha localizado na Praça do Papa, em Vitória, ontem saíram mais de 30 carretas com cerca de 25 toneladas de mantimentos com destino aos municípios mais afetados pelas chuvas. Fora isso, o Governo do Espírito Santo abriu contas bancárias em nome do Corpo de Bombeiros para receber doações em dinheiro.

Posto de Coleta de Doação na Praça do Papa. Foto de Mateus Sardi, via Instagram

Todos os problemas causados pelas chuvas e todas as estratégias pensadas e praticadas pelos capixabas para superá-los tem sido invisibilizadas pela mídia nacional e local. A Rede Globo de Televisão – que é a maior emissora de TV do país – só começou a tratar das chuvas no Espírito Santo depois de receber duras críticas nas redes sociais. Mesmo assim, sua cobertura da nossa situação têm sido ínfima, reduzida a pequenas chamadas de segundos em sua programação. Com certeza o mesmo não aconteceria se toda a tragédia que se abateu sobre nós tivesse ocorrido no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Daí o ilustríssimo leitor pode se perguntar: a cobertura da Globo e de outras emissoras de televisão mudariam em que a situação? A resposta não poderia ser mais simples: tal divulgação influencia diretamente o volume de doações recebidas de outros estados do Brasil. E muitos capixabas estão precisando!

Além da pequena cobertura da Globo, a Rede Gazeta – afiliada da emissora da família Marinho no Espírito Santo – não exibiu um segundo sequer sobre o posto de coleta de doações da Cruz Vermelha, pois este está sendo mantido em parceria com a TV Vitória – afiliada da Rede Record. Ou seja, além de não ajudar, tais redes de TV ainda tentam atrapalhar todos os esforços feitos no sentido de amenizar os problemas dos capixabas. Mesmo assim, diversos cidadãos, artistas e demais celebridades têm se esforçado em divulgar a situação nas redes sociais.

Gostaria de terminar esta postagem divulgando alguns locais de doação, bem como as contas criadas pelo Governo do Estado, e pedindo que se os ilustríssimos leitores ajudem aqueles que precisam, caso puderem.


LOCAIS DE DOAÇÃO

- Cariacica

  Local: Secretaria de Cultura e Esporte de Cariacica
  Responsável: Vanda
  Telefone: 99773 -9119

  Local: Padaria Ebenezer, Rua Fernando de Sá, bairro Itaquari, Cariacica.
  Responsável: Lorena Garcia
  Telefone de contato: 99650-4347
  Local: Portaria da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), na Rodovia Governador José Sette, s/n, Cariacica Sede.


- Vila Velha

  Local: Escola de Formação do Iases, localizada na Rua Lourdes dos Santos, número 108, bairro Ibes, Vila Velha.
 Telefone: (27) 3219-5810.

  Local: Ginásio Tartarugão, localizado na Avenida Perimetral, em Coqueiral de Itaparica.
  Informações (27) 3388-4162


- Vitória

  Local: Edifício Portugal - Sede do Iases – 3º andar. Rua General Osório, Centro de Vitória.

  Local: Praça do Papa, localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes

  Local: Teatro Universitário da UFES, localizado na Av. Fernando Ferrari, s/nº, Goiabeiras.


- Mimoso do Sul

  Local: Na sede da Defesa Civil, que fica no térreo da Prefeitura Municipal, no Centro da cidade
  Telefone: 28 99976-5052


- Rio Bananal

  Local: Creche Municipal Tia Rita, na entrada do município

  Local: Escritório da Petrobras, no Centro de Linhares, ao lado na Igreja Matriz


- Linhares

  Local: Farmácia Auxiliadora, em frente ao Mercado Municipal
  Telefone: 3371-2115

Obs.: A maior necessidade de doação no posto da Cruz Vermelha é água potável. Já o DCE-UFES reporta carência de feijão, macarrão, sal, farinha, café, açúcar, biscoito, água, colchonetes e colchões, produtos de higiene pessoal (fralda descartável, sabonete, absorvente, escova dental) e de limpeza (cloro, detergente, álcool, desinfetante).


CONTAS PARA DOAÇÃO EM DINHEIRO

BANESTES
AGENCIA: 0271
CONTA: 23.765.589

BANCO DO BRASIL
AGENCIA: 3665-X
CONTA: 150.000-7

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA: 0167-8
OPERAÇÃO: 06
CONTA: 10.004



Referências

CAMPANHA da Cruz Vermelha em parceria com a Rede Vitória continua arrecadando toneladas de donativos. Folha Vitória, Vitória, 24 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/12/campanha-da-cruz-vermelha-em-parceria-com-a-rede-vitoria-continua-arrecadando-toneladas-de-donativos.html>. Acesso em: 24 dez. 2013.

DIAS, Aline. Celebridades pedem ajuda para o Espírito Santo nas redes sociais. Folha Vitória, Vitória, 23 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/12/celebridades-pedem-ajuda-para-o-espirito-santo-nas-redes-sociais.html>. Acesso em: 24 dez. 2013.

DOAÇÕES para desabrigados devem ser entregues no Tartarugão. Folha Vitória, Vitória, 20 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/12/doacoes-para-desabrigados-devem-ser-entregues-no-tartarugao.html>. Acesso em: 24 dez. 2013.

ES cria contas para depósito de doações às vítimas das chuvas. Folha Vitória, Vitória, 23 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/12/es-cria-contas-para-deposito-de-doacoes-as-vitimas-das-chuvas.html>. Acesso em 24 dez. 2013.

MAIS três pessoas morrem soterradas vítimas das chuvas no Espírito Santo. A Gazeta, Vitória, 24 dez. 2013. Disponível em: <http://agazeta.redegazeta.com.br/_conteudo/2013/12/noticias/cidades/1473424-mais-tres-pessoas-morrem-soterradas-vitimas-das-chuvas-no-espirito-santo.html>. Acesso em: 24 dez. 2013.

UFES organiza ações de solidariedade para as vítimas das chuvas no ES. Portal da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 23 dez. 2013. Disponível em: <http://portal.ufes.br/conteudo/ufes-organiza-a%C3%A7%C3%B5es-de-solidariedade-para-v%C3%ADtimas-das-chuvas-no-es>. Acesso em: 24 dez. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário