sábado, 26 de maio de 2012

Nerd?

Será que gostar de elementos da chamada "cultura pop", como revistas em quadrinhos, jogos de RPG, videogames, filmes de super heróis e literatura fantástica e de ficção significa ser nerd? Será que a pessoa que se aprofunda na busca de conhecimento sobre um determinado assunto é necessariamente um nerd, como propala uma das maiores referências para aqueles que assim se intitulam? Será que aqueles que são aficcionados por tecnologia são inexoravelmente nerds?  

Eu, pessoalmente, acredito que as relações de causa e efeito expressas nas questões feitas acima não são forçadamente verdadeiras. Por mais que eu seja fã dos elementos culturais expostos, e até ouça podcasts de pessoas que se intitulam nerds, não acredito que tal alcunha caiba a mim.

Continuo a entender a palavra nerd a partir de seu significado pejorativo, que representa aqueles que são um tanto quanto bitolados. Para mim, nerds não são todos aqueles que gostam dos produtos culturais aos quais me referi, são pessoas que vivem única e exclusivamente para aquilo. Que não sabem falar de nada além de Star Wars, Dungeons & Dragons e Os Vingadores. Que idolatram J.R.R. Tolkien, Douglas Adams e Isaac Asimov, mas cospem sobre Machado de Assis, José Lins do Rego, Visconde de Taunay e outros clássicos da literatura nacional. Que, uma vez por ano, entopem seus perfis de Redes Sociais com fotos nas quais aparecem exibindo toalhas. Enfim, nerds, na minha opinião - que, como toda a opinião, não precisa nem estar correta, nem ser "de merda" -, são pessoas que ignoram a existência de um mundo real e, por opção, vivem em seus respectivos mundinhos.

Como afirmei anteriormente, gosto de muitas das obras, autores e produtos citados neste pequeno texto, mas, como tenho uma vida real no mundo real, não me classifico como um nerd.

8 comentários:

  1. "Nerd é uma pessoa que não se contenta com a informação superficial do assunto que ele gosta, buscando sempre mais e mais, é um eterno curioso insatisfeito". É mais ou menos assim que Alexandre Ottoni - O Jovem Nerd - define o "Nerd" e dentre os vários argumentos, contrários e favoráveis, que já ouvi, eu me cativei por esse.

    Mas esse é um assunto polêmico mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Fred. Eu questionei essa definição do Jovem Nerd na minha postagem. Não acho que quem a postura a que você se referiu, a partir do Jovem Nerd é necessariamente um nerd. Existem pessoas curiosoas com relação a determinados assuntos, mas que não são bitoladas nem vivem em um mundinho particular, ou seja, não são nerds. Fui claro? :-)

      Excluir
  2. Agora entendo seu ponto :)

    Uma questão: é possivel uma pessoa ser nerd e não ficar presa num mundo próprio (ficar bitolada)?

    Afinal, o que seria um nerd hoje em dia? (eu sei foram duas questões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, isso eu coloquei no meu texto e na minha primeira resposta ao seu comentário. De um lado temos os nerds, enclausurados nos seus mundinhos. De outro lado, temos os curiosos e os fãs de elementos da cultura pop, mas que não se limitam a isso e vivem vidas normais, como eu e você.

      Excluir
  3. De alguma forma o mundo tenta repelir os inteligentes. Vc não é nerd, é inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Particularmente acho o termo "cultura pop" errôneo neste tipo de assunto. Sobre tudo hoje quando o termo utilizado para tal é entretenimento de nicho. Vivemos em uma sociedade bem ramificada onde os gostos e interesses são focalizados em determinados grupos de interesses...
    Foge! Foge! Mulher Maravilha... Foge! Foge! Com o Super-Man =)

    Todo ano neste momento do famigerado Dia da Toalha (pra alguns orgulho nerd), esta posição sua volta como um protesto a esta idiotice (o dia da Toalha)... Sim, idiotice my friend... Não é nada de relevante a sociedade, é uma trivialidade. Sua existência não muda em nada o andamento do mundo nem contribui culturalmente para a humanidade. Isso porque essa idiotice é uma brincadeira. Uma inocente brincadeira... Tal como pessoas sairem no meio da rua para fazer uma dança coreografada assustando assim milhares de pessoas que se misturam em um maravilhamento e estranhamento... risadas, chacotas e até mesmo repreensão como ocorre com flashmobs (estes que eu detesto diga-se de passagem ... mas os compreendo).

    Particularmente não concordo com a definição do Alexandre sobre ser Nerd... e também nem considero este um assunto polemico. Mas fato é que vivemos a rotular uns e outros, positiva ou negativamente.

    Discordo quando comentas que isso faz a pessoa ser bitolada, tão somente por isso. Acho que essa posição beira até por um certo preconceito Beto... Explico:

    "Continuo a entender a palavra nerd a partir de seu significado pejorativo, que representa aqueles que são um tanto quanto bitolados. Para mim, nerds não são todos aqueles que gostam dos produtos culturais aos quais me referi, são pessoas que vivem única e exclusivamente para aquilo. Que não sabem falar de nada além de Star Wars, Dungeons & Dragons e Os Vingadores. Que idolatram J.R.R. Tolkien, Douglas Adams e Isaac Asimov, mas cospem sobre Machado de Assis, José Lins do Rego, Visconde de Taunay e outros clássicos da literatura nacional."

    Essas pessoas dedicam seu tempo livre a suas áreas e interesse... que para outras pessoas pode ser ir para o baile funk, forró, futebol ou ainda trabalhar (sim, pessoas que trabalham quando não estão trabalhando). Então, devemos compreender o que é uma vida normal, afinal o que é normal?! Não seria normal algo bem pessoal?! Algumas pessoas devotam seu tempo a suas crenças e por isso são taxadas de anormais, pois para uns isso é irreal.

    Acho duro você dizer que essas pessoas: "são pessoas que ignoram a existência de um mundo real e, por opção, vivem em seus respectivos mundinhos."
    Particularmente acho que essas pessoas vivem sim suas vidas, tem seus próprios problemas e tem como válvula de escape um assistir futebol nas quartas e domingos (e ficam falando disso a semana toda, ) diferente...

    Enfim... não se incomode tanto com a brincadeira... com esse carnaval bobo... essas pessoas só querem rir da piada.

    E de tantos anos que te conheço reafirmo novamente... você é uma pessoa aplicada, estudioso e inteligente... Então, sendo o mais purista o possível a afirmação "Vc não é nerd, é inteligente." Esta incorreta... Pois você é CDF pra caralho UHauAHuaHuaAHahauaHU <3 Meu miguxo UAHuAHuaH e eu me lembro bem da "escolinha". E eu fui assombrado com esses dois termos justamente por (na época) ser aplicado e inteligente UAHhuAUAHUAHuaH (nerd vem disso #fato)

    e como não curtes o dia da toalha.. vamos comemorar então a existência do LangerieDay http://lingerieday.tumblr.com/ =D UAHUAHuaHuaHuahuhaahuahhaUahaUahhauahhu #sacanaaaaaaaaaaaaagem

    (enfim eu entendo bem do problema que sempre teve com tribos urbanas... e daí vem muito esse seu posicionamento... eu te conheço bem meu lindo ;D UAHuaH depois passa aew em casa =) Se sabe que eu gosto bem mais de conversar que digitar... até pq tem mais um monte de coisa que gostaria de argumentar contigo de forma mais global saindo dessa categoria... e eu mo me amarro nas nossas discussões.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei meio em dúvida sobre a utilização do termo "cultura pop". Já vi vários podcasts e sites empregando-o da mesma forma que o utilizei, por isso ele se encontra entre aspas.

      Realmente, há muitas formas de fuga da realidade, e que não é exclusividade dos nerds bitolarem-se com determinada coisa, como os fãs de futebol e os funkeiros, que você citou. Porém, não aguentava mais abrir o Twitter e o Facebook e ver os autoproclamados nerds falando sobre o Dia da Toalha! Até um de meus antigos professores da UFES entrou na "brincadeira"!

      A gente discute mais ao vivo, quando eu passar na sua casa.

      Até mais! :-)

      Excluir