quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Carmen, de Carlos Saura: Uma Resenha Apaixonada

Acabei de assistir ao segundo filme da trilogia flamenca de Carlos Saura. Carmen (1983) é fenomenal! Ele conta a história da mesma companhia de flamenco apresentada em Bodas de Sangre – primeiro filme da série –, que, desta vez, está ensaiando um balé baseado no romance de Prosper Mérimée e na ópera de Georges Bizet, homônimos à película.


Antônio Gades, que me parece ser o diretor da companhia, procura desesperadamente uma bailarina para interpretar a protagonista da peça, e acaba encantado por uma jovem dançarina que tem em si tudo da personagem: é sensual, misteriosa, independente – bastante arredia, diria eu – e que, coincidentemente, também se chama Carmen (Laura Del Sol). Daí em diante, Antônio – junto com Cristina Hoyos – tem certo trabalho para lapidar a moça, enquanto se envolve emocionalmente com ela. Nesse ínterim, ocorre um conflito de gerações entre Cristina, mais velha e experiente, que deseja o papel principal, e Carmen, que, apesar de jovem, mostra-se competente para a tarefa que lhe foi designada.

Carmen tem mais falas que Bodas de Sangre, mesmo assim não deixa nada a desejar em questão de dança. Passos dificílimos – pelo menos para um leigo como eu – e sensuais são executados em vários momentos, e luz e sombra foram muito bem utilizados numa das melhores cenas do filme. Mais ainda que no primeiro filme da trilogia flamenca, a "vida real" dos bailarinos entrelaça-se com a dos personagens, levando-nos a questionar se a vida imita a arte, ou se esta representa aquela.

Não falarei mais sobre essa maravilhosa obra do cinema, para deixar que os digníssimos leitores descubram-na por si sós. Segue abaixo o link do Youtube, onde é possível assistir ao filme completo, e do MasmorraCast –, podcast de cinema que me apresentou este e vários outros filmes excelentes – em que os participantes comentam toda a trilogia flamenca.

Filme no Youtube

Masmorra à Trois: Trilogia Flamenca de Carlos Saura

Nenhum comentário:

Postar um comentário